quinta-feira, 18 de março de 2010

Absolutismo e Mercantilismo

A Monarquia Absolutista foi o tema da discussão da semana que passou. Vimos que a denominação "Estado Absolutista" discute um poder que seria ilimitado e que se estabeleceu na Europa entre os séculos XVI e XVIII. O termo mercantilismo, denomina um conjunto de idéias e práticas econômicas usadas nos tempos modernos.
Para sustentar essa forma de governo, houve uma forte contribuição dos pensadores da época. Com base na citação de Nicolau Maquiavel, e Antoine Montchrestien, (dramaturgo e economista francês, defensor do mercantilismo), clique na palavra atividade e deixe seu comentário.

4 comentários:

  1. Eu descobri que com essa aula o mercantilismo foi a fonte de renda dos séculos XVI à XVIII.E que umas de suas característica era que interferir na exportação e importação.

    ResponderExcluir
  2. Eu descobri que nessa aula o Mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte ingerência do Estado na economia. Consistiu numa série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados-nacionais.
    ALUNA:MIRIAM CRISTINA
    TURMA:210
    TURNO:TARDE

    ResponderExcluir
  3. O absolutismo Monarquio aconteceu entre os sec.XV e XVIII na Europa Ocidental. Nesse tempo existia desigualdade entre Clero e Nobres. Os Burgueses ficavam ricos através do comercio, nesse tempo os burgueses eram encarregados pelas finanças do reino, o rei conseguia riquezas através de vendas de cargos que era vendido para os burgueses.
    A maioria da população vivia na miséria, eles não tinham ajuda médica ou da escola, havia muita fome entre a maioria da população e muitas pessoas morrião com doenças que eram descobertas. A esperança de vida era em torno de 25 anos.
    Definimos o absolutismo como sistema politico onde os poderes do rei comandavam totalmente a justiça e a economia da sociedade. O absolutismo era poderes sem limites onde o rei deveria determina religião que o povo deveria seguir e perseguir o povo da religião contraria. Eles matavam faziam de tudo pra governa.
    Alguns pensadores do absolutismo foram:
    -Thomas Hobbes: Eele defendia a ideia de que o rei salvou a civilização da barbárie.
    -Jacques Bossuet: ele era um filosofo francês.
    -Nicolau Maquiavel: ele defendia o poder do rei.
    O rei queria ter ter filhos homens para reinar depois dele, pois a herança era passada de pai pa ra filho.

    ResponderExcluir
  4. nessa aula eu entendi que o mercantilismo foi uma denominação e um conjunto de ideias e práticas econômicas usadas nos tempos modernos.E para ajudar esse governo houve uma forte contribuição dos pensadores da época.

    aluna:cintia cinara turma:2010 turno:tarde

    ResponderExcluir

Postagem aqui